quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AMA A SAÚDE, AMA-TE A TI MESMO!

| No comment


Hoje escrevo sobre saúde - um bem precioso, eu diria até, um diamante, a saúde é das maiores riquezas que podemos ter. Sabes que gosto de te falar sobre tudo o que experiêncio, se fizer desta forma, tu vais sentir-me melhor pois eu estou a escrever-te a partir da minha alma e através das minhas experiências, e se as minhas experiências puderem ajudar-te nos teus desafios, ou melhor ainda, se te puderem ajudar a evitar os desafios, aí sim a minha missão está cumprida - a de te impulsionar na tua felicidade e no encontro com quem és.

Por trás da saúde existem várias questões, complexas? Gosto de acreditar que é complexo porque muitas vezes temos uma grande dificuldade de enxergar aqui que está bem à frente dos nossos olhos. Há uns bons anos atrás, cerca de dez, fiz uma brutal mudança na minha alimentação, na minha forma de vida, e acima de tudo na forma como me encarava a mim mesma. Esta mudança na alimentação começou exactamente pela falta de saúde - isto porque eu não gosto do nome doença, é uma palavra pesada, densa, tal e qual como são os bloqueios físicos que atraímos para o nosso corpo. Na altura em que me deparei com um grande desafio nesta área, uma pessoa especial que já não "se encontra entre nós" fez-me uma pergunta mágica e digo mágica porque até hoje eu a gravo na minha mente e no meu coração - "Rute já te perguntaste porque estás doente?!" A minha primeira reacção foi de espanto, nunca ninguém nos coloca estas perguntas, normalmente estamos doentes porque temos azar, pensava eu ingenuamente. Mas naquele dia ela tocou na campainha que abria a porta à sabedoria da minha alma. E quando a porta se abriu eu percebi muita coisa - eu Rute tinha-me deixado levar para ali,, eu tinha falhado comigo mesma. Eu tinha-me deixado para terceiro ou quarto plano e por isso o meu corpo cedeu e cedeu como uma forma de chamar a minha atenção - "hey estou aqui, não me vês?! Não me sentes?!". Na verdade não sentia, estava alienada de mim e dele, como podia ter saúde? A saúde tem de existir a tempo inteiro - na mente através das nossas palavras (postivas, não destrutivas), no coração através de um sentimento de amor (não de mágoa, de revolta, frustração),  nos nossos hábitos alimentares, na actividade física, na concretização de sonhos e por último e não menos importante - NA ATENÇÃO, NO MIMO QUE DAMOS A NÓS PRÓPRIOS.
É-me importante, mesmo importante que me leias, a minha aprendizagem terrena tem sido feita muito a partir do corpo, não posso responsabilizar ninguém por isso, não posso sentir-me vítima, pois sou eu que tomo as decisões, posso sim fazer diferente. Quando o corpo dói, ele está a dizer-nos, a pedir-nos para pararmos. E nessa altura devemos parar, se algo te dói, nem que seja apenas a cabeça, pára escuta e ESCOLHE-TE. Observa-te, cuida de ti, os outros...muitas vezes os nossos problemas são os outros: "porque o meu marido isto, porque o meu filho aquilo, porque o meu cão aqueloutro". Estamos a toda a hora a arranjar desculpas para não olhar para nós, para não olhar para a pessoa mais importante das nossas vidas (continuarei a usar vezes sem conta esta frase) - NÓS MESMOS. 

Pode parecer um lugar comum, mas não há maior verdade  do que a frase "se eu não cuidar de mim, quem cuidará?". Nós somos responsáveis pelo nosso corpo, ninguém pode sê-lo por nós. E teremos a consciência do valor que ele tem? Teremos a consciências de tudo o que está por trás da saúde? Se não temos, está na hora de parar. Agora, neste preciso momento em que me lês - PÁRA. Respira, ouve, sente o bater do teu coração, ouve, sente a tua respiração. Fica aí, só ai contigo não é com mais ninguém é contigo. Deixa-te ficar, se me estás a ler por alguma razão é. Para a actividade mental que está em volta do mundo lá fora, recolhe-te em pensamentos que estão virados para ti. Quando adoecemos, quando nos falta a energia vital, não estamos virados para nós - estamos virados para o outro (e atenção que o outro podem ser mais mil pessoas).

Vamos fazer um exercício em conjunto, hoje é para o "auto-amor", enquanto lês esta frase vais sorrir, eu estou a sorrir agora, pois se estou a escrever é porque estou viva, se estou viva é porque tenho a capacidade de fazer tudo de novo, de fazer diferente, tudo aquilo que precisa de ser rescrito. E tu podes fazer o mesmo. Quando terminares a tua leitura podes desligar-te do computador, do telemóvel, da televisão, de todos os aparelhos que te levam lá para fora e que te impedem de ficar no único lugar onde tens de estar e onde podes mudar as coisas - no teu mundo. Bebe um chá, faz os sagrados 10 minutos de yoga e hoje fica só contigo. Vê o que há para mudar, o que podes fazer melhor - melhor contigo, sim porque quando nos tornamos melhor connosco tornamo-nos melhor com os outros. E se algo dói fixa uma frase que também ainda hoje se encontra no meu peito, proferida pela mesma pessoa que tocou à minha campainha - não existem doenças, existem doentes e mesmo que o corpo não doa, estar infeliz é estar doente, pois a doença mental tem muito penso na doença física.

Desejo-te então muita saúde e uma boa dieta :)

Podes acompanhar-me também através do Instagram e do Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário